fbpx
Coaching Educacional | BNCC | Educação Socioemocional | Projeto de Vida
banner - coaching educacional online para professores - learning coaching - ederson menezes
socioemocional - o que eu preciso saber e fazer - desenvolvimento de competências habilidades atitudes - ederson menezes

Veja o que vamos aprender

SOCIOEMOCIONAL – DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS HABILIDADES E ATITUDES

Como o elemento socioemocional pode ser desenvolvido na vida das pessoas?

 

O QUE É SOCIOEMOCIONAL?

A confusão do conceito

Portanto, o que se observa sobre o conceito “socioemocional” é que, não há muita clareza.

E, há algumas explicações para isso.

Primeiro, porque alguns pesquisadores integraram a ideia o emocional e o social no conceito de inteligência emocional.

Enquanto, outros, fazem distinção entre inteligência emocional e inteligência social.

Agora, entretanto, temos o conceito inteligência socioemocional ou educação socioemocional.

FALE CONOSCO PELO WHATSAPP 😉
Clique Aqui >>>
WhatsApp chat

Vamos tentar entender melhor – é uma reconstrução conceitual.

Segundo o dicionário Priberan – socioemocional diz respeito ao “que é relativo simultaneamente a questões sociais e emocionais, nomeadamente à gestão das emoções no relacionamento com os outros (ex.: competências socioemocional; desenvolvimento socioemocional)”.

O que diz a BNCC sobre a questão socioemocional?

No entanto, vê-se que as abordagens para uma formação integral remetem a competências, habilidades e atitudes, para além de apenas gerir questões emocionais no âmbito pessoal e relacional.

 

Na BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

 

Como se observa, a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o conceito socioemocional encontra-se no âmbito das habilidades.

Mais especificamente, diferenciando-se de habilidades práticas e cognitivas.

Tal definição é fortalecida em outro momento:

 

Para tanto, prevê que os estudantes desenvolvam competências e habilidades que lhes possibilitem mobilizar e articular conhecimentos desses componentes simultaneamente a dimensões socioemocionais, em situações de aprendizagem que lhes sejam significativas e relevantes para sua formação integral. (481).

 

Por fim, o socioemocional é definido por  “tudo” que se articula no âmbito das competências, habilidades e atitudes.

Tudo que venha a ser reconhecido como significativo para a formação integral de indivíduos/sujeitos.

 

QUAIS SÃO AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Portanto, a partir do que foi observado anteriormente, fica difícil definir categoricamente, quais são as competências socioemocionais a serem desenvolvidas.

Por exemplo, a própria BNCC trabalha a partir de dez competências gerais da educação básica:

 

  1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
  2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
  3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
  4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
  5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
  6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
  7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
  8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
  9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
  10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Como já observamos antes, o socioemocional transpassa vários saberes e práticas.

E, estes saberes devem ser percebidas e reconhecidas como significativas na proposta educativa.

Poderíamos ter sintetizado, mas a riqueza do conteúdo para formulação conceitual se perderia.

Por isso, deixamos o texto como aparece na BNCC.

competências socioemocionais - projeto de vida - coaching educacional socioemocional - ederson menezes

 

QUE METODOLOGIA PODE SER UTILIZADA NA ABORDAGEM SOCIOEMOCIONAL

Metodologia?

Portanto, o desafio maior é encontrar uma metodologia que auxilie as ações educativas.

Algo que auxilie no propósito de promover a educação socioemocional.

Aqui, metodologia não pode ser algo “engessado”, mas sim versátil de fácil adaptação.

E, neste sentido, uma das metodologias mais alinhadas com tal proposta é o coaching.

 

Uma possível resposta à metodologia socioemocional

O coaching é um metodologia versátil de desenvolvimento humano que pode ser um instrumento poderoso para a educação.

Primeiro, porque é uma metodologia de desenvolvimento humano.

Segundo, porque é versátil.

Terceiro, porque contempla em seu processo o autoconhecimento e o desenvolvimento de competências, neste caso, também as socioemocionais.

Quarto, porque já é uma metodologia validade e reconhecida no mundo inteiro por seus resultados.

Quinto, porque o coaching pode trazer empoderamento e motivação primeiro aos atores educacionais e depois aos educandos.

Poderíamos elencar muitos outros motivos.

No entanto, estes parecem ser suficientes para sustentar a proposta de uso da metodologia de coaching por parte dos educadores.

Muitos estão querendo começar a construir uma metodologia.

Mas, isto seria desperdício de tempo e recursos quando já se tem algo tão efetivo como o coaching.

 

roda das competências gerais da bncc - educação socioemocional - coaching educacional para professores online

 

Por fim, renovamos o convite para conhecer nosso curso Princípios de Coaching Aplicados à Educação – CLIQUE AQUI.

 

Grande abraço e muito sucesso em tua jornada!!!!

 

Ederson M. Menezes

Tags: | | | | |

Cadastre seu e-mail para receber super dicas de nosso site!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
WhatsApp chat