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Veja o que vamos aprender

COMO INCORPORAR O DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL – INSIGHTS

Aprenda insights poderosos para incorporar a educação socioemocional na escola e na sala de aula

 

COMO INCORPORAR A EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL – APRENDIZAGEM

Há um esforço necessário no sentido de criar experiências de aprendizagem:

  1. que sejam envolventes;
  2. alinhadas com as reais necessidades dos alunos;
  3. de modo a gerenciar comportamentos;
  4. que estimulem os alunos para que se integrem no processo;
  5. e preencham os espaços disponíveis às contribuições.

Leia-se, esforço coletivo!

Além disso, nesse processo é importante considerar a necessidade de que todos tenham oportunidades iguais para seu desenvolvimento.

E, isso significa que não apenas os alunos estão em uma nova proposta de desenvolvimento. Mas sim, todos os atores.

Em síntese, trata-se de oportunidades para reconhecer e desenvolver competências socioemocionais, pontos fortes e pontos fracos.

 

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OUTRAS DIMENSÕES – OPORTUNIDADES DE AMPLIAÇÃO

Para além da sala de aula, em outras dimensões, estão:

  1. a realidade das famílias e suas características e seu envolvimento;
  2. a diversidade cultural e o respeito a elas;
  3. a superação da cultura de competição e individualismo;
  4. e a própria condição socioemocional dos educadores.

O estímulo do diálogo socioemocional em todas as esferas é essencial.

E, mais do que diálogo, obtenção de recursos e experiências de gestão destas realidades.

Para além da sala de aula os alunos continuarão procurando referências de educação socioemocional.

Isso significa que, a relação entre os professores e atores educacionais, no contexto da família precisa de igual modo evoluir.

Trata-se da experiência do mundo real que se coloca e exige competências para seus enfrentamentos. A própria solução de problemas sociais é uma habilidade.

  1. O reconhecimento do problema;
  2. a reflexão antes da ação;
  3. a comunicação com foco na solução;
  4. e a avaliação das decisões.

 

OUTRAS CONSIDERAÇÕES PRÁTICAS PARA INCORPORAR A EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL

Lembre-se que, de algum modo, o ensino socioemocional, em parte, já existe.
E, o que vai acontecer naturalmente é que ele será reforçado.
Além disso, existem diferentes maneiras de fomentar isso.

Entre elas, se valoriza o fato de:

  1. Usar linguagem comum;
  2. Dar reforço positivo;
  3. Informar os pais sobre o educação socioemocional;
  4. Tornar a aprendizagem colaborativa;
  5. Incorporar a aprendizagem baseada em projetos;
  6. Elevar a voz do aluno;
  7. Promover uma mentalidade de crescimento;
  8. Alinhar metas acadêmicas e de educação socioemocional;
  9. Infundir equidade e justiça social;
  10. Perguntar aos alunos que perguntas eles têm.

Você precisa lembrar que a incorporação da educação socioemocional requer planejamento intencional para desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

O desafio é desenvolver um processo simples, porém efetivo.

Estamos diante de uma oportunidade que torna a educação mais integral através do desafio de constituir mais:

  1. autoconsciência;
  2. autogerenciamento;
  3. consciência social;
  4. habilidades de relacionamento;
  5. e autorresponsabilidade quanto às decisões.

 

Um grande abraço e muito sucesso na sua jornada!!!

Ederson Menezes

 

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