Veja o que vamos aprender
SOCIOEMOCIONAL – DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS HABILIDADES E ATITUDES
Como o elemento socioemocional pode ser desenvolvido na vida das pessoas?
O QUE É SOCIOEMOCIONAL?
A confusão do conceito
Portanto, o que se observa sobre o conceito “socioemocional” é que, não há muita clareza.
E, há algumas explicações para isso.
Primeiro, porque alguns pesquisadores integraram a ideia o emocional e o social no conceito de inteligência emocional.
Enquanto, outros, fazem distinção entre inteligência emocional e inteligência social.
Agora, entretanto, temos o conceito inteligência socioemocional ou educação socioemocional.
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Vamos tentar entender melhor – é uma reconstrução conceitual.
Segundo o dicionário Priberan – socioemocional diz respeito ao “que é relativo simultaneamente a questões sociais e emocionais, nomeadamente à gestão das emoções no relacionamento com os outros (ex.: competências socioemocional; desenvolvimento socioemocional)”.
O que diz a BNCC sobre a questão socioemocional?
No entanto, vê-se que as abordagens para uma formação integral remetem a competências, habilidades e atitudes, para além de apenas gerir questões emocionais no âmbito pessoal e relacional.
Na BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.
Como se observa, a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o conceito socioemocional encontra-se no âmbito das habilidades.
Mais especificamente, diferenciando-se de habilidades práticas e cognitivas.
Tal definição é fortalecida em outro momento:
Para tanto, prevê que os estudantes desenvolvam competências e habilidades que lhes possibilitem mobilizar e articular conhecimentos desses componentes simultaneamente a dimensões socioemocionais, em situações de aprendizagem que lhes sejam significativas e relevantes para sua formação integral. (481).
Por fim, o socioemocional é definido por “tudo” que se articula no âmbito das competências, habilidades e atitudes.
Tudo que venha a ser reconhecido como significativo para a formação integral de indivíduos/sujeitos.
QUAIS SÃO AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS
Portanto, a partir do que foi observado anteriormente, fica difícil definir categoricamente, quais são as competências socioemocionais a serem desenvolvidas.
Por exemplo, a própria BNCC trabalha a partir de dez competências gerais da educação básica:
- Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
- Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
- Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
- Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
- Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
- Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
- Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
- Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
- Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
- Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Como já observamos antes, o socioemocional transpassa vários saberes e práticas.
E, estes saberes devem ser percebidas e reconhecidas como significativas na proposta educativa.
Poderíamos ter sintetizado, mas a riqueza do conteúdo para formulação conceitual se perderia.
Por isso, deixamos o texto como aparece na BNCC.
QUE METODOLOGIA PODE SER UTILIZADA NA ABORDAGEM SOCIOEMOCIONAL
Metodologia?
Portanto, o desafio maior é encontrar uma metodologia que auxilie as ações educativas.
Algo que auxilie no propósito de promover a educação socioemocional.
Aqui, metodologia não pode ser algo “engessado”, mas sim versátil de fácil adaptação.
E, neste sentido, uma das metodologias mais alinhadas com tal proposta é o coaching.
Uma possível resposta à metodologia socioemocional
O coaching é um metodologia versátil de desenvolvimento humano que pode ser um instrumento poderoso para a educação.
Primeiro, porque é uma metodologia de desenvolvimento humano.
Segundo, porque é versátil.
Terceiro, porque contempla em seu processo o autoconhecimento e o desenvolvimento de competências, neste caso, também as socioemocionais.
Quarto, porque já é uma metodologia validade e reconhecida no mundo inteiro por seus resultados.
Quinto, porque o coaching pode trazer empoderamento e motivação primeiro aos atores educacionais e depois aos educandos.
Poderíamos elencar muitos outros motivos.
No entanto, estes parecem ser suficientes para sustentar a proposta de uso da metodologia de coaching por parte dos educadores.
Muitos estão querendo começar a construir uma metodologia.
Mas, isto seria desperdício de tempo e recursos quando já se tem algo tão efetivo como o coaching.
Por fim, renovamos o convite para conhecer nosso curso Princípios de Coaching Aplicados à Educação – CLIQUE AQUI.
Grande abraço e muito sucesso em tua jornada!!!!
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