Veja o que vamos aprender
NEUROEDUCAÇÃO – 14 SUGESTÕES PARA APRENDIZAGEM COM BASE NA NEUROCIÊNCIA
Contribuições práticas da neuroeducação para o seu dia a dia.
Portanto, a neuroeducação é um campo interdisciplinar que integra conhecimento da neurociência, psicologia e educação.
E, seu objetivo é revelar processos cognitivos e emocionais que forneçam métodos aprimorados de ensino que implementem a proposta curricular.
E assim, verifica-se que esta proposta está muito alinhada com as proposições da BNCC.
Por fim, não será difícil perceber que muitas destes conselhos ou dicas estão transpassados pelas proposta e iniciativas de educação socioemocional.
CONSELHOS SOBRE NEUROEDUCAÇÃO – GRUPO 1
- O contexto/ambiente influencia a aprendizagem, especialmente ao comunicar segurança e promover bem-estar.
- Pertencimento é algo importante ao ser humano e é cultivado pelo respeito nos grupos em que a aprendizagem social se estabelece.
- O cérebro consome muita energia, por isso, uma alimentação rica em frutas, laticínios, cereais, proteínas e óleos ômega 3, 6 e 9 são essenciais para fornecer nutrientes básicos para o aprender.
- Descansar é importante! Pois quem está com sono tem suas habilidades motoras, humor e funções cognitivas prejudicadas.
- Os exercícios de relaxamento e respiração para oxigenação cerebral ajudam na modelagem de respostas emocionais e no desenvolvimento de autocontrole. Auxiliam na recuperação do equilíbrio (homeostase).
CONSELHOS – GRUPO 2
- A atividade física melhora a capacidade e desempenho cognitivo produzindo oxigenação para todo o corpo, além de reduzir o estresse. Gera neurotrofinas, responsáveis pela manutenção dos neurônios.
- Utilizar estímulos sensoriais diferenciados enriquece a aprendizagem, apresentar o que é relevante para a vida, algo que faça sentido, com significado mais profundo.
- Aquilo que é estudado, para ser aprendido precisa fazer sentido, estar relacionado com o cotidiano – estimular a compreensão do sentido e aplicação do conhecimento na vida fortalece a aprendizagem.
- A capacidade de receber uma informação está profundamente relacionada com o estado emocional de quem aprende. Deste modo se diz que as emoções podem facilitar ou dificultar a aprendizagem. – bons relacionamentos são importantes.
CONSELHOS – GRUPO 3
- Estresse é um limitador da aprendizagem, porque os hormônios do estresse ao serem liberados no corpo geram altos níveis de energia. Além disso, o estresse limpa as funções do hipocampo, o que afeta diretamente a memória e a aprendizagem.
- O melhor modo de fortalecer a memória de longo prazo é a incorporação gradual de informação – com repetição, aplicação e vínculo a vida cotidiana – prática e repetição estimulam uma aprendizagem duradoura.
- Desafio e motivação equilibrados devem fazer parte da aprendizagem, pois se o cérebro recebe muita tensão, cai em desatenção e desorganização e se for muito baixo perde o estado de alerta necessário.
- O ensinar e educar precisa respeitar a individualidade, e isto significa estimular cada qual ao seu máximo promovendo autorrealização.
- Uma boa educação promove a autorresponsabilidade e responsabilidade social para construção e aquisição de uma existência saudável.
Boa reflexão e muito sucesso em sua jornada de ensino!!!
Ederson Menezes
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REFERÊNCIAS:
“Neuroeducação” Wikipédia.
Traduzido e adaptado por Ederson Menezes de Web del Maestro <http://webdelmaestrocmf.com/portal/docente-catorce-sugerencias-de-las-neurociencia/>
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2 Comentários
Ola
Temcertifixafo estes cursos?
Muito obrigada
Priscila
Sim Priscila, o curso é certificado pela EMM Learning – Desenvolvimento Humano.